data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)
Enquanto a rede estadual retoma atividades presenciais desde a semana passada, a rede de educação de Santa Maria terá o calendário divulgado nesta segunda-feira. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) faz o levantamento de quantas escolas vão voltar presencialmente e debater com os gestores sobre os equipamentos de segurança obrigatórios neste momento desde a permissão para a retomada, concedida pelo governo estadual com a mudança de bandeira há duas semanas.
UFSM divulga lista de classificados na primeira chamada oral
As escolas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5m entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
ASSEMBLEIA
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) teve uma assembleia geral na última quinta-feira. Na pauta, estava a mobilização após o anúncio do calendário. Uma nova assembleia foi marcada para esta segunda-feira, às 17h30min, de modo online. A partir do encontro, o sindicato deve traçar a estratégia de mobilização diante da retomada presencial aulas. É cobrada a vacinação dos professores para que o retorno às escolas seja aceito.
FORMULÁRIO
A prefeitura lançou um formulário direcionado a pais de alunos da rede municipal de ensino em que questiona qual a preferência para o retorno das aulas, se na Ensino Remoto, com a utilização de recursos digitais e/ou material físico entregue pela escola, ou se a preferência é por ensino presencial, obedecendo os protocolos de segurança, intercalado com atividades remotas. Para preencher o formulário, basta acessar o site e indicar a opção que melhor atenda às necessidades de seu filho ou dependente nesse momento de retomada das atividades de ensino.
O fim do preenchimento do formulário, que pede dados como a escola em que o aluno estuda, ano, endereço e nome dos responsáveis, é necessário assinalar a declaração de autorização para o retorno do filho ou dependente às atividades de ensino, e também sobre a responsabilidade quanto ao acompanhamento da participação do aluno nas atividades escolares.